Qual é a diferença entre um talento e um ponto forte?

Um ponto forte é a habilidade para produzir consistentemente um resultado positivo quase perfeito em uma atividade específica. Os talentos são padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento e comportamento que podem ser produtivamente aplicados. Talentos, conhecimento e habilidades, juntamente com o tempo gasto (ou seja, investimento) praticando, desenvolvendo suas habilidades, e construindo a sua base de conhecimento, se combinam para criar seus pontos fortes.

Por exemplo, ser atraído por estranhos e apreciar o desafio de fazer uma conexão com eles são talentos (do tema Carisma), enquanto que a capacidade de construir de forma consistente uma rede de apoiadores que o conhecem e que estão preparados para ajudá-lo é um ponto forte. Para construir este ponto forte você refinou seus talentos com habilidades e conhecimentos. Da mesma forma, a tendência para confrontar os outros é um talento (do tema Comando), ao passo que a capacidade de vender com sucesso é um ponto forte. Para persuadir os outros a comprar o seu produto, você deve ter combinado seu talento com o conhecimento do produto e certas habilidades de venda.

Embora os talentos, as habilidades e o conhecimento sejam importantes para a construção de um ponto forte, o talento é sempre o mais importante. A razão é que seus talentos são natos e não podem ser adquiridos, ao contrário das habilidades e do conhecimento. Por exemplo, como um vendedor você pode aprender as características dos seus produtos (conhecimento), ser treinado a fazer perguntas abertas (uma habilidade) e pode praticar como vender (investimento). No entanto, a tendência inata para induzir um cliente a se comprometer no momento certo, de maneira correta, deve ocorrer naturalmente e é algo que não pode ser aprendido.

A chave para a construção de um ponto forte totalmente desenvolvido é identificar seus talentos mais dominantes, que são provavelmente encontrados dentro de seus cinco principais temas, e então, complementá-los com conhecimento adquirido, habilidades e investimento.